Entendendo a Madeira
Por se tratar de um produto natural a madeira não sai da fábrica estática, continuando sua história na casa do cliente. Com o passar do tempo, alterações físicas do material, devido a ação climática, da variação de umidade, calor, pressão e temperatura, podem alterar o desenho, o formato, a cor e a tonalidade da madeira.
​Mas não se preocupe, as possíveis mudanças não diminuem a qualidade e a beleza do seu produto, mas evidenciam seu valor enquanto produto único, sua característica orgânica e a singularidade da arvore que as originou. ​As madeiras, incluindo o Cumaru e outras espécies de madeira de lei, apresentam diversos comportamentos que são importantes considerar ao utilizá-las em projetos de construção e decoração.
Expansão e Contração
​A madeira tende a expandir e contrair em resposta às variações de umidade e temperatura do ambiente. Isso pode causar empenamento, fissuras e outras mudanças se não forem tomadas as devidas precauções para diminuir a incidência dos mesmos durante a instalação (Contrate uma empresa especializada) e mantenha a manutenção em dia. (Ver guia de manutenção)
Resistência​
As madeiras de lei geralmente são conhecidas por sua resistência à deterioração, insetos e fungos, o que as torna uma escolha durável para aplicações ao ar livre.
Variação de Tonalidade​
As madeiras podem apresentar uma ampla variação de tonalidades naturais, essa gama de tons permite um estilo incomparável para o seu ambiente. É o contraste que causa toda essa exuberância, beleza e versatilidade incríveis para projetos de decoração e paisagismo.
Durabilidade​
Dependendo da espécie e das condições de uso, as madeiras de lei podem ser excepcionalmente duráveis e ter uma vida útil longa quando adequadamente tratadas e mantidas. Ao considerar o uso da madeira em um projeto, é importante compreender esses comportamentos para garantir a seleção adequada da espécie, bem como a instalação e manutenção corretas do material.
Não são Considerados Defeitos:
1) Alterações na cor e tonalidade das peças,
2) Mudanças na textura das peças,
3) A variação de tonalidades nas réguas de madeira é normal, pois reflete a diversidade natural do material, conferindo beleza e autenticidade únicas a cada peça.​
4) Abertura de microfissura de até 5mm;​
5) Abaulamentos que não comprometa a utilização (Menos de 30% da espessura da peça),​
6) Marcas de insetos e fungos, quando a árvore está na floresta, é comum que insetos perfurem a madeira e deixem furos e marcas permanentes. Ao chegar na fábrica, toda madeira utilizada nas peças é tratada de modo a diminuir ou eliminar os vestígios de insetos e fungos. Ou seja, se as peças de madeira não receber manutenção devida (Conforme manual de manutenção) e eventualmente voltar apresentar pragas, não será devido a matéria prima original.